Muitos leram na renomada revista Veja a reportagem sobre a nova medicação Victoza lançada no mercado para o tratamento do diabetes, mas também com promessas de emagrecimento rápido e com poucos efeitos colaterais.
O que as pessoas não sabem é que essa medicação ainda está em estudo quanto ao seu uso para essa finalidade, e foi liberada apenas para o tratamento do diabetes. Muitos dos seus efeitos adversos ainda são incertos, mas analises preliminares parecem mostrar que a medicação aumenta o risco de pancreatite e alterações na glândula tireóide. Foram relatados também alguns casos de câncer no pâncreas, mas a correlação com a medicação ainda não foi confirmada.
A sociedade brasileira de endocrinologia e metabologia mandou uma carta à revista Veja esclarecendo e reprovando a reportagem. A Anvisa solicitou que a revista publicasse uma nota de esclarecimento sobre a medicação e publicou também no próprio site da Anvisa uma nota. E até o Senado questionou se a revista haveria recebido algum "incentivo" para publicar tal matéria.
Fato que após a publicação da matéria, a medicação simplesmente esgotou nas farmácias com a sua procura. Afinal de contas, quem não quer uma medicação "milagrosa" para emagrecer?!
Isso serve de alerta para a população. Para quem já não sabe disso: Não pode-se acreditar em tudo que se lê. E outra lição importante: Medicação, só com orientação médica, porque com a saúde não se brinca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário