quarta-feira, 27 de abril de 2011

Síndrome do Ovário Policístico


A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é uma condição que afeta 5 a 10% das mulheres, de origem não muito bem esclarecida e causa irregularidades mentruais e níveis elevados de androgênio (hormônio masculino). O androgênio excessivo pode causar acne e hirsutismo, que é o crescimento excessivo de pêlos terminais (aquele pêlo mais grosso) nas mulheres, em áreas anatômicas características da distribuição masculina. Algumas das mulheres com essa condição podem apresentar sobrepeso e também tem um risco mais elevado de desenvolver diabetes ou intolerância a glicose.
O maior problema dessa síndrome é a infertilidade que a acompanha, já que devido à alteração hormonal, há uma dificuldade para ocorrerem ciclos menstruais com ovulação. Assim, para mulheres com SOP que desejam engravidar, existe tratamento para ajudá-la a ovular e esses devem ser feitos idealmente antes dos 30 anos para aumentar as chances de sucesso.
Apesar de não totalmente reversível, existem inúmeros tratamentos para tentar reduzir ou minimizar os sintomas da síndrome. A maioria das mulheres consegue levar a vida sem grandes complicações.
Devido ao maior risco de apresentar obesidade e diabetes, essas mulheres têm também um maior risco de desenvolver doença cardiovascular e colesterol alto. Assim, tanto o acompanhamento com o ginecologista quanto com um clínico geral ou cardiologista são importantes.
Não há um teste específico para diagnosticar a SOP. Esse diagnóstico é feito baseado nos sintomas, em testes laboratoriais com dosagens hormonais e com a ultrassonografia mostrando ovários policísticos.
O tratamento é feito com o uso de pílulas anticoncepcionais, principalmente as com hormônio com ação anti-androgênica, para regularização dos ciclos menstruais, enquanto a mulher não desejar engravidar. Quando desejar engravidar, pode-se primeiro tentar apenas suspender a pílula, mas caso não tenha sucesso em 6 a 12 meses, deve procurar aconselhamento com o seu ginecologista para o uso de hormônio a fim de induzir a ovulação. O interessante é que a primeira estratégia para o tratamento da infertilidade é a perda de peso. Mesmo uma perda de peso modesta pode permitir o retorno da ovulação normalmente.
Assim, a perda do peso em excesso também faz parte do tratamento da SOP, e nos casos dos pacientes com diabetes, o tratamento do mesmo também.
Para o hirsutismo e para a acne, a estratégia são os tratamentos estéticos.
O importante é saber que a SOP está relacionada também a outros problemas de saúde que colocam em risco a saúde e o bem-estar da mulher, por isso, mesmo que seus sintomas sejam poucos e insignificantes, as mulheres com SOP precisam ter um acompanhamento médico regular.

Fonte: Up To Date 

Nenhum comentário: