quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Victoza - Liraglutida: Milagre mesmo?


Muitos leram na renomada revista Veja a reportagem sobre a nova medicação Victoza lançada no mercado para o tratamento do diabetes, mas também com promessas de emagrecimento rápido e com poucos efeitos colaterais.

O que as pessoas não sabem é que essa medicação ainda está em estudo quanto ao seu uso para essa finalidade, e foi liberada apenas para o tratamento do diabetes. Muitos dos seus efeitos adversos ainda são incertos, mas analises preliminares parecem mostrar que a medicação aumenta o risco de pancreatite e alterações na glândula tireóide. Foram relatados também alguns casos de câncer no pâncreas, mas a correlação com a medicação ainda não foi confirmada. 

A sociedade brasileira de endocrinologia e metabologia mandou uma carta à revista Veja esclarecendo e reprovando a reportagem. A Anvisa solicitou que a revista publicasse uma nota de esclarecimento sobre a medicação e publicou também no próprio site da Anvisa uma nota. E até o Senado questionou se a revista haveria recebido algum "incentivo" para publicar tal matéria. 

Fato que após a publicação da matéria, a medicação simplesmente esgotou nas farmácias com a sua procura. Afinal de contas, quem não quer uma medicação "milagrosa" para emagrecer?!

Isso serve de alerta para a população. Para quem já não sabe disso: Não pode-se acreditar em tudo que se lê. E outra lição importante: Medicação, só com orientação médica, porque com a saúde não se brinca.

Nenhum comentário: