sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Outubro Rosa


O Outubro Rosa é um movimento internacional de apoio a prevenção do câncer de mama, mas inicialmente ele foi criado nos EUA em 1997. Com o passar dos anos, vários países aderiram à causa. No Brasil, o movimento chegou em 2002, e temos até um site, mas ainda em construção, para divulgar o movimento.
O câncer de mama é tão importante por que ele é o câncer mais comum nas mulheres e, diferente de muitos outros tipos de câncer, ele pode ser detectado precocemente com medidas simples, o que possibilita muitas vezes a sua cura. 
Infelizmente, nós costumamos praticar pouco a prevenção, e só lidamos com o problema depois da "casa arrombada". Por que dá "muito trabalho" marcar o exame, ir até a clínica, depois pegar o exame e então levar ao médico. Mas mais trabalho dá depois tendo que lidar com um câncer já avançado. Saúde não tem preço e não há nada mais importante do que isso. Melhor prevenir do que remediar, certo meninas?
Então, no mês de outubro, anotem nas suas agendas! Todas as mulheres acima de 40 anos devem fazer mamografia. E mulheres com história familiar de câncer de mama devem começar a fazer a mamografia mais cedo e ter um acompanhamento mais regular com o seu ginecologista. Na dúvida, consulte um médico!

E para divertir um pouco e conseguir fazer a sua mensagem ser ouvida, a Rethink Breast Cancer criou um vídeo com homens sarados ensinando a fazer o auto-exame da mama além de um aplicativo para o celular. 
É importante saber que o auto-exame não substitui a mamografia, mas ele também tem o seu valor e a sua prática deve ser estimulada. 


Nenhum comentário: